terça-feira, 27 de fevereiro de 2007



ACUPUNTURA


A Acupuntura que etimologicamente designa a "punção com agulhas", é uma modalidade terapêutica milenar, que remonta mais de 4,5 mil anos, consistindo o método na estimulação de pontos cutâneos com o uso de agulhas. Essas agulhas são extremamente finas, variando o seu diâmetro de 0,15 a 0,50 milímetros , e comprimento variável de 0,5 a 10 centímetros, geralmente constituídas de aço inoxidável.


Originária da China, os chineses evidenciaram que um órgão perturbado em seu funcionamento, certos pontos do revestimento cutâneo apresentavam-se especialmente sensíveis. A localização desses pontos dolorosos variavam de acordo com o órgão afetado. A pressão sobre estes pontos dolorosos repercutia sobre o órgão correspondente, produzindo-se em geral um alívio dos sintomas.


Esses pontos passaram a ser estimulados, primeiramente, com lascas de bambu e espinhas de peixe e evoluíram, até a utilização de agulhas de metais, constatando-se que a estimulação com a inserção de objetos pontiagudos possuía uma eficácia maior nos tratamentos. Esses pontos foram designados de pontos de Acupuntura.


Os pontos de Acupuntura possuem como características:


- uma maior concentração de terminações nervosas;

- uma menor DDP, ou seja, uma menor resistência a passagem de estímulos elétricos.


Os pontos de Acupuntura constituem uma espécie de cadeia, como se uns fossem a continuação dos outros.


Unindo-os por traços imaginários, obtêm-se linhas longitudinais denominadas canais, passagens ou meridianos. Os meridianos estão diretamente relacionados aos órgãos, ou funções corporais, e as demais partes do corpo.


Segundo os chineses, nesses canais flui a energia "Chi", denominada de energia vital, a qual irá banhar todos os órgãos e sistemas orgânicos. Na pessoa sã, a energia vital circula sem bloqueios e as doenças são conseqüência da má distribuição da energia "Chi". Analogicamente, seria como um rio de energia circulante, que percorre todos os órgãos e sistemas e , havendo um bloqueio no seu trajeto, algumas regiões ficam com excesso e outras com falta de energia.


Existem duas formas básicas de agressões a energia vital:


- agressões externas: todas as formas de excessos, tais como o fumo,l bebidas alcoólicas, alimentação em excesso, alterações climáticas (frio, calor, umidade, etc)


- agressões externas: as alterações emocionais em excesso, como por exemplo, a ira, a cólera, ataca o fígado; a depressão, a melancolia, agride o pulmão; o medo, o temor em excesso, interfere nos rins; etc...


A Acupuntura consiste em desbloquear essa energia estagnada, restaurando o seu fluxo normal, ou seja, o equilíbrio energético.


Dentre as moléstias mais comumente tratadas pela Acupuntura, podemos citar: dores articulares e musculares, cefaléias e enxaquecas, tensões emocionais, rinites e sinusites, processos alérgicos e nevralgias.


A Acupuntura e outras modalidades terapêuticas orientais baseiam-se na filosofia taoista, a qual fundamenta-se na "Lei do Equilíbrio". A pessoa sã não é aquela que não está doente, mas sim, a pessoa que se encontra em equilíbrio e harmonia em relação ao meio social em que vive. O indivíduo adoece quando se evidencia a supressão de alguma de suas necessidades básicas: no fator econômico, social, moral, espiritual, físico e mental.


Nenhum comentário: