quinta-feira, 9 de agosto de 2007


A HISTÓRIA DAS PLANTAS AROMÁTICAS


Os egípcios foram os primeiros a utilizar os aromas das plantas, (no início para a confecção de perfumes), a partir do momento em que o homem aprendera a fazer fogo e observara que certos arbustos liberavam aromas agradáveis ao serem queimados. Os perfumes eram usados em cerimônias religiosas, e apenas pelos sacerdotes. Há registros que citam a utilização do incenso no templo de Mênfis (no Egito), nos altares de Confúcio (na China), e nos tabernáculos de Jerusalém.

Datam de 1552 os primeiros registros das ervas americanas, cuja origem índia e conhecimento das culturas indígenas tornam os escritos de Juan Badianus, um médico mexicano, muito procurados pelos estudiosos da área. Assim como Badianus, um médico espanhol, Monardes, também escreveu sobre as ervas do Novo Mundo.
Estendeu-se até à época da República o interesse por ervas, mas foram os “shakers”, grupo religioso cuja filosofia de vida se baseava na simplicidade, que expandiram e intensificaram a importância das ervas na América, cujo valor econômico durou mais de cem anos.
Thomas Jefferson, plantava pessoalmente suas ervas preferidas, entre elas: tomilho, lavanda e alecrim.

FONTE..: www.sensibilidadeesabor.com.br

Nenhum comentário: