sábado, 30 de maio de 2009




NUTRIÇÃO: Aliados para um corpo saudável
Maria Vianna


Combustíveis para que nosso corpo funcione em plena forma, as vitaminas e os minerais estão presentes em quase todos os alimentos. Consumidos em baixas quantidades, deixam o organismo fraco, letárgico e suscetível a várias doenças. Mas engana-se quem pensa que só quem está abaixo do peso é que tem carência de nutrientes. Hoje, o maior desafio dos especialistas em nutrição é tratar do desequilíbrio nutricional em quem está acima do peso. O Congresso Brasileiro de Obesidade, que termina hoje no Rio de Janeiro, teve como proposta traçar novas metas para lidar com os problemas alimentares da população, resultado de uma dieta pouco saudável, pobre em nutrientes, rica em gorduras e repleta de aditivos químicos.

Presidente do Congresso, o endocrinologista Walmir Coutinho explica que os médicos devem estar atentos a esta transição nutricional - na qual a população sai da desnutrição direto para o excesso de peso - e que está piorando a saúde da maioria dos brasileiros. ''Pessoas que nunca tiveram acesso ou se alimentavam com certos tipos de comida estão mudando os hábitos para pior. É comum ver gente trocando o feijão com arroz pelo hambúrguer, o leite pelo refrigerante. Estar acima do peso não é sinônimo de estar bem alimentado, já que trocar alimentos ricos em nutrientes pelos de calorias vazias só fazem mal ao organismo'', alerta o médico. Para Coutinho, o importante não é deixar de comer o que se gosta, mas escolher alimentos nutritivos, que satisfaçam as necessidades do organismo e não contribuam para o aumento de peso.

A nutricionista Cláudia Callado, professora da Escola de Reeducação Alimentar, no Humaitá, lembra que comer muito não é sinônimo de comer bem, e que a maioria das pessoas acima do peso tem deficiências nutricionais porque não sabe escolher bem os alimentos. ''O excesso de peso geralmente está ligado à alimentação moderna, que é composta basicamente por alimentos ricos em gordura saturada, carboidratos refinados e produtos industrializados. Eles não só possuem calorias vazias e muitos aditivos químicos, como também consomem, em vez de fornecer, vitaminas e minerais, causando a carência nutricional'', explica Cláudia, que dá aulas sobre como transformar receitas tradicionais, como lasanha e cheesecake, em pratos mais saudáveis e menos calóricos.

As vitaminas e minerais têm várias funções no organismo. Um de seus papéis principais é regular as várias reações químicas do nosso metabolismo. Cláudia lembra que a carência nutricional causada pela alimentação de má qualidade pode dificultar a perda de peso. Isso porque alguns nutrientes, quando em déficit, impedem um processo de emagrecimento eficaz. ''Existem alguns minerais, como o zinco e o cromo, que participam da formação e do desempenho da insulina, um hormônio que, em baixa, leva ao depósito de gorduras e, portanto, está ligado à obesidade. Regular os níveis das vitaminas e dos minerais, em especial o cromo, impede a liberação exagerada de hormônios e ajuda quem quer emagrecer'', explica a nutricionista.

A deficiência de ferro pode causar anemia. Já a falta de cálcio compromete o coração, os músculos e os ossos. Mas, antes de correr atrás de suplementos, o importante é mudar a alimentação. ''Os minerais e algumas vitaminas não são sintetizados pelo organismo. Por isso, só podem ser obtidos pela alimentação'', explica o neurofisiologista Rubem Guedes, da Universidade Federal de Pernambuco. ''A suplementação deve ser recomendada por um médico. Em certos grupos, como idosos, ela é de grande valia'', lembra Rubem Guedes.

CONTATOS:
Escola de Reeducação Alimentar Tel: 2246-0804
Universidade Federal de Pernambuco Tel: (81) 2126-8000
Walmir Coutinho Tel: 3150-3006


A função das vitaminas e minerais no corpo

Vitamina A: Ajuda na formação dos ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os sistemas respiratório, digestivo e urinário e é de grande importância para a visão

Vitamina D: Promove a boa coagulação do sangue e fortalece músculos e nervos

Vitamina E: Contribui na formação de novas hemácias, protege o revestimento das células do pulmão e evita o envelhecimento precoce

Magnésio: Regula os impulsos nervosos e as contrações musculares e ativa reações químicas nas células

Selênio: Protege as células dos radicais livres, diminui o risco de alguns cânceres e ajuda a conservar os tecidos

Zinco: Auxilia na cicatrização, fortalece a pele e o cabelo e controla várias atividades enzimáticas

Fonte: JB Online

Nenhum comentário: