quarta-feira, 8 de julho de 2009

SAÚDE


"Não há motivo para pânico com a gripe suína", alerta Temporão



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, comunicou que a gripe A (H1N1), popularmente chamada de gripe suína, apresenta sintomas semelhantes ao da gripe comum, e não há motivo para que a população entre em pânico.

Segundo Temporão, o número de casos da gripe suína no país, que já atinge o número de 885, deve continuar a aumentar; no entanto, há medicação suficiente para atender todos. “Temos dez mil tratamentos prontos e nove milhões estocados na Fundação Osvaldo Cruz, que começarão a ser transformados em medicamentos agora. Temos 64 hospitais e, se necessário, lançaremos mão de mais leitos. A situação é de tranquilidade. A orientação para a população é que não há motivo para pânico”, alertou o ministro após participar da inauguração da nova Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU/192, na capital paulista.

Para o ministro, apesar de existir a possibilidade de surgirem novos casos da gripe A, a preocupação maior ainda deve estar voltada à gripe comum devido à saúde pública e ao número de mortes. “A população deve saber dessa informação: em 2006, 70 mil pessoas morreram no Brasil por complicações causadas por gripe comum”. Ressaltou ainda que, até o momento, apenas uma pessoa morreu no Brasil em decorrência da nova gripe.

O farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, acredita que “Como muito bem destacado, a gripe comum causa, proporcionalmente, muito mais óbitos no Brasil que a nova gripe. Contudo, a mudança na sistemática de tratamento não deve ser entendida como menosprezo ao novo vírus ou relaxamento dos cuidados. Ao contrário, o aumento expressivo de casos mostra uma capacidade de transmissão muito acentuada e por isso todo cuidado possível é bem-vindo”.

Além disso, Temporão alertou para que as pessoas que apresentem sintomas como: febre acima de 38 graus, tosse, dor muscular e nas articulações, problemas para respirar e dor de garganta, procurem o médico mais próximo do plano de saúde ou das unidades de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ele explica que a maioria dos casos de gripe suína é leve e o paciente pode ser orientado e atendido pelo plano de saúde e pelas unidades de atendimento ambulatorial do SUS. Quanto às pessoas que pretendem viajar ao México, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Chile e Argentina, é aconselhável que esperem um momento mais apropriado, pois nestes países há transmissão continuada do vírus.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/principal/noticia_view.asp?id=39296

Nenhum comentário: