segunda-feira, 14 de setembro de 2009

NA PONTA DOS DEDOS


(imagem By dwyrens)

Eis uma boa razão para cuidar bem das suas unhas: sua borda, bem onde a pele da ponta do dedo se junta à matriz da unha (a parte rosa, que dói quando roída), é rica em receptores sensoriais. São cerca de 200 por dedo, ou 17% do total de fibras nervosas que coletam informação da extremidade mais distal dos seus dedos.

Tantas fibras assim têm uma função importante, como demonstra um estudo feito entre universidades australianas e suecas publicado no Journal of Neuroscience de julho de 2009: codificar a força e a direção com que o dedo pressiona objetos. Como essas fibras na base da unha são do tipo que se adapta apenas lentamente ao estímulo, elas disparam potenciais de ação a uma frequência sustentada enquanto a força aplicada sobre o dedo se mantiver, informando ao cérebro que o objeto - qualquer que ele seja - continua ali, ao alcance dos dedos.

A resistência física oferecida pela unha é provavelmente um fator importante à ação desses receptores, já que sua ativação requer deformação da pele (já notou que você só sente um objeto tocar seu dedo quando a pele deste se deforma sob pressãso?). Por isso, manter as unhas em bom estado - leia-se "não roídas" - é provavelmente uma boa ideia para quem quer manter as pontas dos dedos bem sensíveis.



Fonte: Birznieks I, Macefield VG, Westling G, Johansson RS (2009) Slowly adapting mechanoreceptors inthe borders of the human fingernail encode fingertip forces. Journal of Neuroscience 29, 9370-9379.

Nenhum comentário: