sexta-feira, 23 de outubro de 2009



Vitaminas antioxidantes

                                                     
Veja o que comer para retardar o envelhecimento dos seus órgãos de forma natural

Fruto de fatores como a poluição, o tabagismo, os alimentos fritos, grelhados ou da ação da exposição solar (enfim de tudo aquilo a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia!), os radicais livres exercem uma ação nefasta sobre nossas células, degenerando-as e potencializando o aparecimento de doenças como câncer, lesões nas artérias ou envelhecimento celular, nomeadamente ao nível da pele que é o órgão mais diretamente exposto às agressões externas e, portanto, cuja deterioração é mais rápida e visível.


Os radicais livres são moléculas muito instáveis que reagem rapidamente com outras moléculas, deteriorando-as e induzindo erros de replicação celular, sendo apontadas como fatores muito importantes para o envelhecimento do organismo.


A boa notícia é que a sua ação pode ser inibida exatamente com a ajuda dos antioxidantes, grupo no qual se inclui a vitamina A, E, C, assim como o selênio, o cobre, o zinco e os polifenóis. A coenzima Q10 é também um antioxidante potente e promissor, mas sobre o qual há ainda pouca prática clínica.


Muitos destes elementos são estudados no campo da luta anti-câncer, pois parecem ajudar as células imunocompetentes a controlar o crescimento das células tumorais. Devemos desde uma idade muito jovem, como forma de prevenção, até porque esses antioxidantes previnem a oxidação de determinadas moléculas, mas não regeneram as que entretanto já foram deterioradas.


Doses aconselhadas

Todas estas moléculas estão em estudo, há evidência clínica e laboratorial que são importantes na prevenção do stress oxidativo, mas não existem dados concretos sobre as doses realmente necessárias.

Sabe-se que todos estes elementos são saudáveis e protetores, devendo ser consumidos em abundância durante toda a vida e não apenas por ciclos.



Quando ingeridas em excesso, as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, K, D, E) podem tornar-se tóxicas. O mesmo não acontece com as vitaminas hidrossolúveis.


Onde as encontra

Fígado, ovos, frutos, vegetais verdes e amarelos, laticínios, óleo de fígado de peixe, gérmen de trigo, óleos vegetais, e batatas.

Excelente fonte de vitamina C e E, a manga ajuda a combater os radicais livres e reforça a ação dos nossos anticorpos.


O tomate, quando cozido, oferece licopeno, um carotenóide que ajuda a prevenir o câncer, particularmente o da próstata.


O kiwi contém mais vitamina C do que a laranja! Oferece vitamina E, cálcio e magnésio. Se sofre de prisão de ventre, experimente consumi-lo regularmente ao pequeno-almoço.



Beba chá verde e inclua salsa nos seus cozidos: ambos são ricos em polifenóis, substâncias antioxidantes.


FONTE: http://www.boletimreceitas.com



Nenhum comentário: