sábado, 1 de maio de 2010


Crianças que nascem no inverno e no outono tem mais alergia alimentar, devido à menor concentração de vitamina D no organismo, segundo estudo publicado no Annals of Allergy, Asthma & Immunology

Crianças que nascem no inverno e no outono tem mais alergia alimentar, devido à menor concentração de vitamina D no organismo, segundo estudo publicado no Annals of Allergy, Asthma & Immunology
Estudo multicêntrico de revisão, publicado no Annals of Allergy, Asthma & Immunology, mostrou que o nascimento no outono e no inverno é 50% mais comum em crianças menores de 5 anos com alergia alimentar comparadas com os nascimentos na primavera e no verão.
prevalência de alergia alimentar está crescendo e os fatores etiológicos permanecem incertos. Evidências mostram o papel da vitamina D no desenvolvimento de doenças alérgicas. Baseado no padrão sazonal da exposição à radiação UVB (e consequentemente à quantidade de vitamina D no organismo), os cientistas criaram a hipótese de que crianças com alergia alimentar nascem com mais freqüência no inverno e no outono.
Foi realizado um estudo multicêntrico de revisão de dados médicos de pacientes que procuraram emergência hospitalar por motivo de reação alérgica aguda associada a alimentos ou outros motivos. Os meses de nascimento desses pacientes foram comparados.
Os pesquisadores observaram que o nascimento no outono e no inverno foi 50% mais comum em crianças menores de 5 anos com alergia alimentar comparadas com os nascimentos na primavera e no verão. Estes resultados reforçam a hipótese de que a menor exposição à radiação UVB e a insuficiência de vitamina D podem estar envolvidas na patogênese da alergia alimentar.

Nenhum comentário: