segunda-feira, 26 de julho de 2010

  A SAMAMBAIA  E  O BAMBU



Certo dia, decidi dar-me por vencido. Renunciei ao meu trabalho, às minhas relações e as minha crenças.
Resolvi desistir até da minha vida. Dirigi-me a um Bosque para ter uma última conversa com Deus – se é que ele existe -.
“_ Deus - eu disse - o Senhor poderia me dar uma boa razão para eu não entregar os pontos?
Sua resposta me surpreendeu:
“_ Olhe em redor. Você está vendo atrás de você uma samambaia e um bambu?
“_ Sim, estou vendo”, respondi.
Pois bem, quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem. Não lhes deixei faltar luz, calor e água. A samambaia cresceu rapidamente. Seu verde brilhante cobria o solo. Porém da semente do bambu, nada saía. Apesar disso, eu não desisti do bambu. No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu.
Mas eu não desisti do bambu. No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa. Então, no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno e insignificante. Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura.
Ele ficara 5 anos fundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. “A nenhuma de minhas criaturas eu deixei um desafio que não pudessem superar.”
E, olhando bem no meu íntimo, disse: “_Você sabia que durante todo esse tempo em que vem lutando, Eu estava te fazendo criar raízes, como o bambu. Eu jamais desistiria do bambu. Nunca desistiria de ti. Não se compare com os outros. Nunca. O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito. Seu tempo vai chegar “., disse-me Deus. “_ Você crescerá muito!”.
“_Quanto tenho que crescer?perguntei.
“_ Tão alto quanto o bambu. Quanto mais fundas forem suas raízes, mais você irá crescer”. Foi a resposta.

Nunca se arrependa de um dia de sua vida, por quê:

Os bons dias lhe dão felicidade.
Os maus, experiência.
A felicidade lhe faz doce.
Os problemas te conservam forte.
As humilhações te mostram a fraqueza dos homens.
As quedas te conservam humilde.
O bom êxito te faz brilhar.
Mas só Deus te manterá criando raízes em silêncio.

( Autor desconhecido. Adaptado por Lucia Wenceslau)

Nenhum comentário: