domingo, 28 de outubro de 2012


Vai recuar ou vai encarar? O Sol entrou em Escorpião!

                                                                                      :: Graziella Marraccini ::



Existem situações na vida que parecem nos forçar a ir adiante, mesmo quando não conseguimos avaliar muito bem a conseqüência de nossos atos, de nossas escolhas. Sentimos que não podemos recuar, mas temos medo de encarar o desafio. O ingresso do Sol no signo de Escorpião, ao mesmo tempo em que Saturno também inicia o seu trânsito neste signo, representa energeticamente um desses momentos decisivos e para aproveitar essa sintonia com o universo precisamos analisar a situação para saber o que fazer.

A energia do mês de Escorpião nos incita a efetuar mudanças definitivas e dramáticas em qualquer situação que estejamos vivenciando, especialmente se nos sentimos acuados ou com medo de agir. O céu nos dá uma chance de mudar, mas precisamos enfrentar os monstros, dentro e fora de nós, com coragem e determinação se quisermos sair vitoriosos dessa batalha! Podemos começar por fazer um autoexame sobre nosso comportamento, sem medo de descobrir algumas facetas de nossa personalidade de que não gostamos. Dependendo da área de nossa vida que foi negligenciada no passado, muito provavelmente estará acontecendo alguma situação que nos forçará a encarar os fatos com coragem e a finalmente mudar de rumo.

O signo de Escorpião se relaciona com a oitava Casa zodiacal que representa a área relativa ao sexo, ao poder, à regeneração e à morte. Este signo representa aqueles impulsos que procuramos manter sob controle, devido à dinâmica de desenvolvimento do ego e ao mecanismo de repressão a que somos submetidos desde a infância. Desde cedo, aprendemos que para sobreviver precisamos do amor e dos cuidados maternos. Mas, desde o princípio, existe uma situação de amor e ódio neste relacionamento, pois se a mãe supre todas as nossas necessidades, nós a amamos incondicionalmente, mas se ela nos nega o apoio e os cuidados necessários à nossa sobrevivência, podemos desenvolver um sentimento de ódio contra ela. Em geral, o bebê aprende rapidamente como manipular a mãe para obter aquilo que ele deseja!
Os impulsos de ódio e rejeição são disfarçados, escondidos, reprimidos e rechaçados no mais profundo de nossa psique por medo da reprovação. Aos poucos, aprendemos a negar que esses sentimentos repreensíveis existem realmente dentro de nós! Mas eles estão lá, presentes, prontos a eclodir como 'bombas-relógio' se não forem adequadamente canalizados, compreendidos e aceitos.

Sim, todos nós temos impulsos inaceitáveis que aprendemos a reprimir! Quantas vezes manifestamos nossa frustração com atos ou palavras cheias de raiva! O mecanismo é esse: impulso primário gera ansiedade que gera mecanismo de defesa.

A astrologia associa o signo de Escorpião com o aparelho genito-urinário. Lembro-me que quando meu primeiro filho tinha por volta de dois anos, iniciei sua educação de controle do esfíncter. Como sempre fui muito curiosa, havia comprado um livro de psicologia infantil, pois morava nos Estados Unidos na época. Os autores afirmavam (e Freud explica!) que essa educação é a mais importante da vida do bebê pois a reprovação pura e simples do ato de defecar causa na crianças traumas irreparáveis que serão transferidos mais tarde para toda a atividade sexual. Essa repressão será posteriormente causa de inúmeros traumas e poderá ate mesmo impedir uma vida sexual saudável no adulto. Acrescento que a repressão dos impulsos primários pode funcionar como uma verdadeira panela de pressão com a válvula entupida: uma situação ameaçadora repentina poderá causa uma explosão de raiva que irá se manifestar através de agressões e outros atos de violência (não somente sexuais) no adulto.

Neste mês de Escorpião, é bem possível que o cosmo nos force a encarar esses impulsos reprimidos -não somente sexuais- que, com a ajuda de Saturno, poderão ser finalmente assumidos, aceitos, e integrados à nossa personalidade com seriedade e responsabilidade. Repito que não estou me referindo somente ao impulso sexual, mas a qualquer impulso de controle, de manipulação, de posse e outros desejos reprimidos. Então, caros leitores, diante de situações dramáticas, precisamos tomar decisões dramáticas. Mas cadê a coragem? Quanto mais reprimidos tivermos sido na nossa infância, tanto mais medo teremos de enfrentar as situações que causamos com um comportamento socialmente inaceitável e que nos parecem insuperáveis!

O signo de Escorpião é considerado um signo violento pela astrologia. O seu antigo regente era o Deus Marte, o Deus da Guerra, que em sua representação gráfica tem uma flecha apontada para cima. Como o ferrão do animal que lhe serve de símbolo, essa flecha representa o sexo, o poder fálico do homem. Mas esse falo não serve somente para o prazer, ou para ferir, mas serve para fazer jorrar a vida! É nesse enorme poder de 'criar a vida' que reside o segredo para poder aproveitar ao máximo as energias escorpinianas. Regeneração, transformação, transmutação são atributos do Deus Hades, Plutão para os romanos, e atual regente do signo. Leiam mais artigos sobre esse assunto no meu site pessoal www.astrosirius.com.br. Ainda teremos muito que conversar sobre esse assunto e aceito suas sugestões. Escrevam para mim no email info@astrosirius.com.br.

No artigo da semana passada, refleti sobre o ingresso de Saturno em Escorpião e muito ainda discutiremos sobre esse trânsito planetário. Nesse momento, convido-os a refletir sobre a condenação dos réus do mensalão que a meu ver é um exemplo claro da atuação de Saturno em Escorpião e a dupla aspectação (troca de regência) de Plutão já em Capricórnio. A sujeira vindo à tona, e a limpeza sendo feita.

Podemos fazer a mesma coisa em nossa vida! O céu nos oferece uma ótima ocasião para repensarmos e resolvermos aquelas situações que tivemos medo de encarar, nos ajudará a resolvermos as pendências que empurramos com a barriga, a resolvermos conflitos e desavenças e a, finalmente, transformarmos ódio em amor.

Essa pode ser a derradeira lição do campo astral neste momento de grande mutação energética do planeta Terra. Então, vai recuar ou vai encarar?

Para conhecer mais sobre minhas consultas e ler mais artigos de astrologia, visitem meu site pessoal www.astrosirius.com.br .

No dia 3 de novembro de 2012, a CNA Central Nacional de Astrologia promoverá o VII Circuito nacional. Evento inteiramente gratuito iniciará as 11:00 e terminará as 18:00 com sorteio de livros de astrologia! Local: Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos - SAO PAULO - SP - Avenida das Nações Unidas 4777 - Alto de Pinheiros - Sao Paulo - Metro Jaguaré

Tema do evento: Astrologia como ferramenta para enfrentar os momentos de crise.
Estarei presente como coordenadora regional da CNA e também como palestrante.Não percam esse evento! Mais informações no site www.cnastrologia.org.br

Desejo a todos os meus leitores uma semana de Harmonia e Luz na União com o Todo! 

Nenhum comentário: